Central de Reservas

4 dicas importantes para se preparar para uma viagem longa

Viajar! Impossível ouvir essa palavra e não pensar em sensações prazerosas, não é mesmo? Descanso, diversão, lazer… Mas para que tudo saia como o esperado, é preciso uma boa dose de planejamento, principalmente se você for fazer uma viagem longa.

Por isso, separamos, neste post, 4 dicas para você se preparar e curtir sua viagem sem nenhum imprevisto. Confira!

1. Organize-se e não deixe tudo para a última hora

É importante você conhecer bem os detalhes da sua viagem. Isso inclui cuidados desde a compra da passagem e das reservas de hotel até as preocupações com o limite de bagagem e vacinas.

Se você for viajar de avião, certifique-se sobre as conexões: se você terá tempo hábil para trocar de aeronave ou dar uma passadinha no banheiro antes. Se o tempo de espera for muito grande, procure saber o que o aeroporto tem de diferente para conhecer. Alguma loja distinta ou um local mais reservado para tomar um café podem te ajudar a passar o tempo.

Para quem vai viajar de carro, a primeira coisa a ser feita é levar o carro para fazer uma revisão. Também é importante conhecer os horários de pico no trânsito, saber qual estrada é melhor, se postos de gasolina e lojas de conveniências estarão abertos para uma emergência, etc. Rabisque um mapa, marque o percurso, liste quais cidades possuem bons postos para abastecer e programe paradas para comer e esticar as pernas.

Prepare o seu roteiro turístico também. Pesquise na internet os locais que você deseja conhecer e planeje as rotas de modo que você consiga visitar os lugares mais próximos possíveis de uma só vez.

2. Leve as crianças para um check-up

Todas as pessoas deveriam fazer um check-up antes de viajar, mas nos preocupamos mais com as crianças. Marque uma consulta com um pediatra, explique para onde vocês vão viajar e peça indicações de medicamentos para eventuais problemas (diarreias, dores de cabeça ou enjoos).

Aproveite e verifique a cobertura do seu plano de saúde. Alguns convênios cobrem viagens nacionais e internacionais, mas, para garantir, ligue antes para saber se você precisa autorizar alguma coisa.

3. Preste atenção ao arrumar as malas

A cada viagem que fazemos, nós prometemos não colocar excessos dentro da bagagem. Porém, quando acabamos de guardar os pertences, mal conseguimos fechá-la!

Para evitar esse tipo de coisa, dê uma olhada na previsão do tempo e procure levar as roupas específicas para a temperatura do local. Se você for viajar de avião, confira o limite de bagagem e coloque na mala de mão documentos, remédios, uma toalha, uma troca reserva de roupa, pasta e escova de dentes.

Para quem segue uma viagem longa de carro, é importante estar atento à documentação! Verifique se documentos e a carteira de motorista estão em dia. Isso é primordial para uma viagem sem problemas. Também leve consigo dinheiro e cartões (de crédito e débito), uma lanterna e um galão de gasolina — caso o combustível acabe antes do previsto. Ah, não confie somente no GPS! Tenha sempre um mapa de papel por perto!

4. Faça uma checklist

Depois de organizar finanças, horários, definir paradas para refeições e abastecer, facilite a sua vida com uma lista de coisas que precisam ser feitas antes. Organize uma checklist semelhante à que vamos descrever a seguir:

  • Conversar com o gerente do banco para ver as condições de limite.
  • Manter as vacinas e o plano de saúde em dia.
  • Estar com a documentação em ordem.
  • Ter passatempos para adultos e, principalmente, para as crianças — como livros, quadrinhos, joguinhos práticos, aparelhos eletrônicos, etc.
  • Levar aperitivos e comidas leves — biscoitos, água, suco, balas, chocolates, chicletes, dentre outras guloseimas.
  • Levar o carro na revisão.
  • Confirmar as reservas no hotel.

Coloque nessa lista tudo o que achar conveniente. Conforme você for realizando as tarefas, risque-as da lista.

Com tudo pronto e previamente organizado, não tem como uma viagem longa dar errado. Aproveite o momento, divirta-se muito e tire fotos legais para guardar de lembrança!

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a organizarem uma viagem longa!

Deixe seu comentário: