Central de Reservas

A importância de viajar com os filhos

A importância de viajar com os filhos

Na maior parte das escolas do país, a segunda quinzena do mês de julho significa recesso escolar. Depois de um semestre exaustivo, essa é sempre uma boa oportunidade para que os pais possam aproveitar e tirar um tempinho para viajar com os filhos, conhecer novos lugares e relaxar.

Contudo, essas oportunidades nem sempre são aproveitadas como deveriam, seja pela rotina apressada ou por falta de informação. No texto de hoje, falaremos da importância de viajar com os filhos e daremos dicas para que tudo aconteça da melhor forma possível. Continue lendo!

O planejamento para viajar com os filhos

Ao planejar uma viagem, é ideal que o viajante pense bem nos lugares que quer ir: escolhendo os restaurantes pelo ambiente e pelos pratos tradicionais que serve aos clientes, os pontos turísticos mais bonitos, históricos ou importantes, os passeios que vão tornar a viagem uma experiência única, etc.

No entanto, quem tem filhos deve redobrar a atenção ao planejamento e pensar, em primeiro lugar, se os passeios são recomendáveis para as crianças, para que essa experiência seja boa para todo mundo. Dessa forma, é fundamental planejar programas específicos para as crianças, lembrar de levar uma caixa com remédios e respeitar o ritmo dos seus filhos, que é diferente do seu.

Do contrário, a expectativa de férias agradáveis e de muito divertimento pode resultar em frustração — se o planejamento não for bem feito e se não forem levadas em conta as particularidades que as crianças demandam para também se divertirem.

A importância de viajar com a família

Além de ser um período de descanso para as crianças, as férias também são uma boa oportunidade para tirar toda a família da rotina e criar um laço forte entre pais e filhos. Crianças que, desde cedo, têm o hábito de viajar, fortalecem sua formação cultural e seu amadurecimento.

No âmbito familiar, a viagem é importante para criar uma vinculação maior entre os membros da família e, especialmente, criar momentos marcantes que serão lembrados por muito tempo. Nesse aspecto, nada melhor do que preparar um roteiro especial e cair na estrada com todo mundo.

Até mesmo a hora de sentar para planejar o que fazer das férias serve para unir a família. Mostrar para as crianças o destino e pedir opiniões sobre o que fazer no período serve para estimular os filhos a tomarem decisões e se engajarem em um projeto que envolve todo mundo.

O roteiro especial

Para que a viagem atenda todas as expectativas, é essencial montar um roteiro de atividades que proporcione o lazer de toda a família. Separar um dia inteiro para observar obras em um museu fechado pode ser ótimo para adultos interessados em história da arte, mas dificilmente as crianças ficariam tranquilas durante todo esse tempo.

Da mesma forma, fazer uma trilha extensa até chegar a uma praia deserta pode atrair muita gente que é fã de caminhadas pela natureza, mas pode exigir um esforço muito além do que alguns pequenos são capazes de aguentar. Ao pesquisar sobre resorts ou hoteis, uma boa dica é se certificar que eles possuem atividades voltadas para as crianças, como brincadeiras ao ar livre, quadras, piscinas, e a presença de monitores.

E então, gostou do post? Tem outra boa dica sobre viajar com os filhos para compartilhar? Deixe um comentário!

Deixe seu comentário: