Central de Reservas

Viagem de férias: por que vale a pena investir?

Viagem de férias: por que vale a pena investir?

Cada vez mais os brasileiros estão preferindo investir seu dinheiro em uma boa viagem de férias do que na aquisição de bens materiais. Cerca de 36% da população já prefere viajar do que comprar uma TV nova ou um vestido da moda.

E a ciência encontrou uma explicação lógica para isso, sabia? Segundo vários pesquisadores, viajar pode trazer muito mais felicidade do que comprar alguma coisa. Continue lendo para descobrir o porquê!

Cinco motivos por que uma viagem de férias te deixará mais feliz

O pesquisador britânico James Wallman, especialista em futurologia e com artigos publicados nos maiores jornais do mundo (como New York Times e The Economist), é autor do bestseller Stuffocation, que fala exatamente sobre o assunto do nosso artigo.

No livro, o especialista traça uma teoria sobre como experiências únicas são muito mais valorizadas e contribuem mais para a nossa felicidade do que a aquisição de um carro novo, por exemplo. Ele cita cinco motivos pra isso:

Adaptação hedônica

Segundo Wallman, objetos presentes no nosso dia a dia são “absorvidos” mais rapidamente pela nossa cabeça. Assim, por mais felizes que fiquemos com um celular novo, logo ele já faz parte do nosso dia a dia e perdemos essa felicidade. A experiência de uma viagem de férias, porém, não passa por esse processo.

Reinterpretação positiva

Wallman defende que mesmo uma experiência negativa em uma viagem pode gerar uma memória positiva e, assim, ser reinterpretada como uma experiência satisfatória. Sabe aquele perrengue que você passou em uma viagem, mas que depois se tornou uma história engraçada? Então, isso é reinterpretação positiva.

Menos pressão por comparação

Sabe aquela história da grama do vizinho ser mais verde? Ela gera muita infelicidade por parte de quem faz a comparação (e sai “perdendo”). Porém, o especialista britânico diz que há uma menor pressão por comparação quando falamos de viagens de férias, já que experiências são relativas e, normalmente, não comparativas.

Criação de identidade

Todos nós somos feitos do que vivemos e não das coisas que possuímos. Até mesmo psicólogos como Jean Piaget acreditam nisso. Assim, uma viagem gera o tipo de experiência que adiciona à sua identidade, enquanto a compra de objetos novos não agrega nada a quem somos, por mais que, às vezes, achemos que sim.

Aproximação pessoal

Segundo Wallman, nós temos uma tendência muito maior a nos aproximar e socializar com pessoas que tiveram experiências parecidas do que pessoas com bens físicos parecidos. Basta perceber se você prefere conversar com alguém que foi para um lugar onde você gostaria de ir ou que já visitou ou com alguém que tem um telefone igual ao seu.

Parece tudo ótimo, mas você ainda não consegue acreditar que é muito mais interessante investir seu dinheiro em uma boa viagem de férias do que em gastar com o financiamento de um carro novo? Então saiba disso: a ciência confirma toda a teoria formada por James Wallman, sabia? Continue lendo!

A ciência também confirma as vantagens de viajar nas férias

O Dr. Thomas Gilovich, um professor de psicologia na Universidade de Cornell, realizou um estudo nos últimos 20 anos para tentar medir a relação entre dinheiro e felicidade. E o que ele descobriu confirma a tese de James Wallman: experiências são mais efetivas na hora de trazer felicidade do que bens materiais.

O estudo de Gilovich pediu para pessoas avaliarem seu estado de felicidade com bens recém-adquiridos e, depois de algum tempo, reavaliarem essa impressão, comprovando a adaptação hedônica: no começo, os participantes revelaram muita felicidade com a nova compra, mas com o passar do tempo ficavam cada vez menos felizes com o objeto.

A pesquisa também confirmou que as nossas experiências positivas fazem parte da nossa identidade e são mais propensas a nos conectar a outras pessoas (que viajaram com a gente ou que tiveram viagens semelhantes).

Ou seja, investir seu dinheiro em uma viagem de férias prazerosa, confortável e divertida com a família é a maneira mais efetiva de alcançar experiências positivas, que trarão mais felicidade à sua vida.

O que você achou dessa revelação? Se sentiu inspirado a sair de férias logo? Deixe um comentário!

Deixe seu comentário: