Central de Reservas

Natureza

O Costão do Santinho diante dos desafios em manter a sustentabilidade da atividade turística em harmonia com os aspectos históricos, culturais, ambientais e comunitários, desenvolve junto à Célula de Ecologia um constante trabalho de pesquisa, monitoramento e educação ambiental.

A praia do Santinho, palco anual de vários campeonatos de surf, berçário das baleias francas e sítios arqueológicos milenares, é também fonte de renda dos moradores locais.

Situado numa área de um milhão de metros quadrados o Morro das Aranhas apresenta um museu arqueológico ao ar livre e a RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) que abriga espécies da fauna e flora características da região, com presença das dunas e lagoa de água doce, atraindo milhares de visitantes anualmente.

É neste cenário que pessoas trabalham para garantir a harmonia com a natureza, o lazer dos visitantes e a interação da comunidade local.

Atividades Todos os dias são oferecidas aos hóspedes caminhadas nas trilhas ecológicas por diferentes roteiros onde o contato com a natureza presenteia quem passa por aqui. Revitalize-se num passeio divertido e repleto de aprendizado, conhecendo mais sobre a fauna e flora local e também os sítios arqueológicos. As trilhas são classificadas por nível de dificuldade: fácil, médio e avançado, tornando possível a qualquer visitante, conhecer a biodiversidade local e aprender sobre a importância da conservação dos diversos ambientes costeiros que compõem a Ilha de Santa Catarina, reconhecida como capital nacional do bioma Mata Atlântica.

ROTEIROS

– Caminho ecológico

– Praia do Moçambique

– Praia dos Ingleses

– Dunas

– Topo do Morro das Aranhas

– Topo do Morro dos Ingleses

 – Volta ao Morro das Aranhas

– Ponta do Morro dos Ingleses

– Ratones/Costa da Lagoa da Conceição