Central de Reservas

5 destinos nacionais para terceira idade

A hora da aposentadoria é um momento esperado ansiosamente por muitos. A terceira idade traz consigo várias vantagens para quem gosta de viajar: é possível embarcar em qualquer época do ano (já que não estamos mais trabalhando) e, assim, aproveitar destinos com menos concentração de turistas e gastar bem menos na baixa temporada, já que há diversos pacotes promocionais nesse período.

Além disso, a liberdade de embarcar em qualquer mês permite aos viajantes mais idosos escolher datas com climas mais agradáveis. O Brasil possui excelentes destinos para terceira idade, com boa estrutura e atrações imperdíveis. Quer conhecê-los? Então venha com a gente!

1. Fortaleza, no Ceará

Pense numa cidade com 34 quilômetros de praias de águas quentes para todos os gostos. Pronto! Acabou de pensar em Fortaleza. A capital do Ceará proporciona belos pontos turísticos e uma cultura de humor sem igual.

Para quem gosta de uma cachacinha, o Museu da Cachaça da cidade atrai a atenção pela arquitetura e pelo acervo repleto de fotos, garrafas e muito conteúdo legal sobre a bebida. Abriga ainda o maior tonel de madeira do mundo: são 374 litros de capacidade.

O artesanato também tem forte presença nessa cidade do Nordeste. Diversas feiras da cidade comercializam bordados, tecelagens, crochês, tudo feito à mão pelos artistas da cidade.

2. Porto Alegre, no Rio Grande do Sul

A capital gaúcha é uma delícia. O Mercado Público oferece bons restaurantes, com comida local e artefatos gaúchos. O restaurante mais antigo do local foi fundado em 1889 e está firme e forte até hoje!

Um dos programas mais gostosos para a “melhor idade” é visitar o Parque Farroupilha e tomar um delicioso chimarrão por lá. Também é obrigatório passear pelo Parque Moinhos de Vento, que possui um lago com peixes e tartarugas junto a um antigo moinho. As fotos ficarão fantásticas!

Porto Alegre também é um destino cultural. Acontece na Praça da Alfândega, entre outubro e novembro, a maior feira de livros a céu aberto da América Latina. E, em qualquer época, a praça é cercada por museus e espaços culturais que valem a visita.

3. Salvador, na Bahia

Por ser a primeira capital do Brasil, Salvador é rica em história. Mas o melhor é que não se resume a isso: a gastronomia é de primeira qualidade e, na Baía de Todos os Santos, há cafés e barzinhos para apreciar o pôr do sol.

Não podemos deixar de citar o Elevador Lacerda, um dos símbolos da cidade. No seu topo, é possível apreciar uma vista panorâmica e encantadora da metrópole da Bahia.

Visite as praias da cidade, conheça a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim e suas tradicionais fitinhas de algodão e, claro, o Pelourinho, com seus casarões dos séculos XVII e XVIII, ricos em história.

4. Caldas Novas, em Goiás

Um dos melhores destinos para terceira idade está no centro-oeste. O melhor de Caldas Novas são suas piscinas naturais com águas mornas, ideais para banhos muito relaxantes. Além disso, a cidade está bem próxima de Rio Quente e seu famoso Rio Quente Resort.

Um excelente lugar em Caldas Novas para experimentar a típica culinária de Goiás é a Feira do Luar, que também tem diversas lembrancinhas, roupas e artesanatos de artistas locais. Conheça também o Casarão dos Gonzaga, um verdadeiro mergulho na história do Brasil no período colonial.

Para fechar com chave de ouro, visite o Serra Verde Shopping e suas lojas especializadas em chocolates. Irresistível!

5. Florianópolis, em Santa Catarina

A ilha de Florianópolis possui belos pontos turísticos, mas seu mais famoso cartão-postal é a Ponte Hercílio Luz, primeira ligação da porção insular com o continente e que, até hoje, é símbolo da cidade.

Outro ponto de visita obrigatória é o Mercado Público, um espaço enorme onde se pode vivenciar a cultura catarinense de perto. Não deixe de comer o delicioso pastel de camarão e pratos típicos do sul do país.

No quesito praias, Floripa faz bonito. Entre elas, destaque para a Praia de Joaquina com suas areias claras, a deliciosa Praia Mole e, claro, a famosíssima Jurerê Internacional, com seus bares e quiosques.

E você? Conhece outros destinos para terceira idade? Quer compartilhar alguma experiência de viagem com a gente? Escreva nos comentários!

Deixe seu comentário: