Central de Reservas

Qual a diferença entre hotel, resort e pousada?

Qual a diferença entre hotel, resort e pousada?

Pensou em viajar? Pensou no destino, no hotel… hotel? Apesar de ser a opção mais lembrada pelos viajantes, o hotel não é a única forma de se hospedar em determinado local. Existem pousadas e resorts também. Você sabe a diferença entre cada um deles?

Com características próprias, cada tipo de hospedagem possui valores e serviços diferenciados que estão de acordo com o perfil do viajante. Por isso, é importante que você saiba quais são as características de cada um dos tipos de hospedagem, para que assim você possa escolher aquele que tenha o melhor custo-benefício de acordo com o seu perfil. Confira!

Pousada: tranquilidade com clima familiar

As pousadas possuem um preço mais em conta e um clima muito familiar. Localizadas geralmente em pequenas cidades turísticas, oferecem uma recepção, espaço para café da manhã e alguns poucos quartos. A sua estrutura pode contar com uma única construção ou ser formada por chalés, bangalôs e quartos separados.

A desvantagem é o serviço mais informal, o que não significa que seja de baixa qualidade. É mais adequada para quem deseja conhecer algo mais regional.

O Ministério do Turismo determina como pousada um empreendimento cuja característica seja horizontal. Ela deve ser composta de no máximo 30 unidades habitacionais e 90 leitos. O seu limite é ter até três pavimentos.

Hotel: mais conforto e serviços à disposição

O hotel é comumente a opção mais lembrada na hora de reservar um espaço quando se pensa em viajar. Esse tipo de hospedagem apresenta o serviço de recepção e nos quartos estão algumas das principais necessidades dos viajantes, como, por exemplo, mesa para trabalhar, frigobar, internet e televisão.

O hotel também pode oferecer café da manhã e estacionamento. Em sua estrutura também podemos encontrar serviços de traslados, lavanderia, bar, restaurante e piscina. Claro que cada uma dessas opções pode variar de hotel para hotel. Vale ressaltar que, apesar de estarem disponíveis, esses tipos de serviços precisam ser consultados para que não hajam cobranças adicionais, o que é uma desvantagem, pois o preço pode ser muito elevado.

Resort: tudo o que você precisa em um único lugar

A estrutura dos resorts supera em muito a dos hotéis e pousadas. Principalmente, pois eles contam com infinitas opções de lazer e de serviços. Nos resorts você pode encontrar diversas piscinas, praias particulares, quadras poliesportivas, serviços de estética, restaurantes, bares e espaços exclusivos para a garotada.

Nem todos os resorts trabalham com o sistema all inclusive, onde tudo está incluso no pacote. A maioria sim e dentro da pensão completa costumam disponibilizar até mesmo bebidas alcoólicas.

Os resorts ficam geralmente em destinos paradisíacos, onde tem praia ou águas termais. Suas mordomias incluem shows e um cardápio bem diversificado. Até mesmo os pequenos se divertem bastante com atividades de recreação e espaços próprios, sempre acompanhados por monitores.

Sem ter que se preocupar em traçar roteiros e apenas com foco em descansar e curtir, o hóspede do resort aproveita muito mais e sem sair da estrutura. A desvantagem é o preço mais alto do que os hotéis e pousadas. No entanto, os resorts compensam por suas comodidades e opções diversas inclusas no pacote.

Agora você sabe a diferença entre as pousadas, os hotéis e os resorts, não deixe de assinar a nossa newsletter e receber diretamente no seu e-mail outras novidades e ofertas para que a sua viagem seja cada vez mais completa!

Deixe seu comentário: